Uma homenagem do Sasec referente ao Mês do Assistente Social – José Danilo Braga Da Cunha

José Danilo Braga Da Cunha

Graduação há 22 anos em Serviço social, Pedagogia Licenciatura Plena e Historia, com formação em Psicanálises Clinicas, com especializações nas áreas: Programa Saúde da Família. Especialização em Neuropsicologia. Especialização em Gestão Pública. Especialização em Gestão de Serviço Social e Gerontologia. Especialização em Psicanálise Clínica. Atualmente trabalha na Prefeitura Municipal de Itapipoca/Unidade de Pronto Atendimento UPA.

“Como profissionais vivendo nesse momento, uma crise sanitária sem precedentes e a valorização da categoria de nossa profissão enquanto Assistentes Sociais nesses tempos de Pandemia, tem sido primordial para que possamos atuar dentro dos princípios ético profissional. O serviço Social, sempre teve e terá um papel importante na atuação frente às das políticas públicas bem como atualmente, nas situações de calamidade pública. Embora tivéssemos muitas conquistas, ainda teremos tais como: Piso salarial, melhores condições de trabalho, reconhecimento do estado e da sociedade por sermos o elo das transformações societárias. O nosso fazer profissional quer que seja atuando sozinho ou em equipes multiprofissional, sempre devemos nos expressar de acordo com Código de Ética Profissional, por ser uma profissão, que incide no acesso às políticas sociais para sobrevivência. Portanto, o nosso desafio é imenso. 

A importância do Sindicato dos Assistentes Sociais se dar no processo de valorização profissional, onde vem se consolidando na garantia de direitos dos profissionais. As mobilizações de lutas da categoria, sempre foi por liberdade de expressão, em defesa das políticas públicas e da categoria. Estamos vivendo em um cenário, com muitos retrocessos sociais, mudanças do mundo do trabalho, cada vez mais com a terceirização, vivemos a flexibilização das relações de trabalho, vale-se destacar a importância do sindicato nos representando garantia, ampliação dos direitos de toda a categoria profissional dos assistentes sociais. Somos resistência.”