Uma homenagem do Sasec referente ao Mês do Assistente Social – Maria Yara Monte Rocha

Maria Yara Monte Rocha

26 anos de profissão.
Prefeitura de Itapagé – Hospital Municipal.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Serviço Social e Política Social pela Universidade de Brasília (UNB); Relações Humanas e Dinâmicas Grupais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Minha primeira atuação foi no Instituto Terre des Hommes Brasil no município de Tauá/CE, no ano de 1996. Por meio da Prefeitura de Itapagé entre 1997 e 1999, laborei na mobilização da comunidade em prol da construção de mutirão habitacional do PROURB. De 1999 a 2004 ocupei  o cargo de Secretária de Assistência Social de Itapajé. Após aprovação em concurso público em Itapagé, como Assistente Social comecei  a atuar com Técnica de Gestão do Sistema Único de Assistência Social até em 2020. Atualmente integrante da equipe de assistentes sociais do Hospital Municipal.

Minha atuação profissional é pautada por três pilares: ética, compromisso e legalidade. Como secretária e gestora do Sistema Único de Assistência Social foi estes pilares que atuei na defesa da proteção social, repudiando ações que aviltam o acesso aos direitos socioassistenciais, inclusive nos espaços institucionalizados de controle social,  e é sobre eles que início,  a partir deste ano minha atuação na Saúde.

Minha filiação ao Sasec, deu-se por acreditar no compromisso,  ética e postura do Sindicato que nos representa.