
No mês de celebração do Dia do/a Assistente Social (15 de maio), o Sindicato dos/as Assistentes Sociais do Estado do Ceará (Sasec) marcou presença no plenário da Câmara dos/as Deputados/as, em Brasília, reafirmando seu compromisso com a valorização da categoria e com a luta por melhores condições de trabalho.
Ravenna Guimarães e Cobra Preta, em nome do Sasec, agradeceram o convite e parabenizaram os/as profissionais e estudantes presentes, destacando que a data vai além da celebração, é um momento de reafirmar a defesa dos princípios ético-políticos do Serviço Social e fortalecer a mobilização frente aos desafios cotidianos da profissão.
Durante o pronunciamento, foi destacada a importância da ocupação dos espaços legislativos não apenas em atos solenes, mas por meio de uma atuação contínua de articulação política. A entidade defendeu que é fundamental que assistentes sociais também ocupem mandatos parlamentares comprometidos com as lutas populares e com a classe trabalhadora.
O Sasec reforçou que sua atuação tem sido marcada por seriedade, compromisso e combatividade na defesa não só da categoria, mas também dos direitos da classe trabalhadora como um todo. A atuação do sindicato se estende às mesas de negociação, conselhos de políticas públicas, frentes parlamentares, fóruns e, sobretudo, às ruas, lado a lado com outros sindicatos e movimentos sociais.
Entre as pautas prioritárias destacadas, estão:
Fortalecimento da Frente Parlamentar de Valorização do Serviço Social, lançada em 2024 no Congresso Nacional por iniciativa do Sasec com apoio do deputado Idilvan Alencar e outros 187 parlamentares;
Defesa do Piso Salarial Nacional para a categoria, de autoria da deputada Alice Portugal e do deputado Célio Studart, que está atualmente em tramitação na Comissão de Finanças e Tributação, aguardando aprovação do Relatório;
Apoio à PEC 383/2017, que destina 1% da Receita Corrente Líquida da União ao financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
Cumprimento efetivo da Lei da Jornada de 30 horas semanais para assistentes sociais em todas as esferas do serviço público;
Efetivação da Lei Federal 13.935/2019, que assegura a presença de assistentes sociais e psicólogos na educação básica;
Defesa da implantação e reestruturação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), além da atualização de Acordos e Convenções Coletivas com garantias econômicas e sociais, como o reconhecimento do 15 de maio como o Dia da Categoria.
“Contem sempre com o Sasec. Seguimos firmes e fortes na luta, porque só a luta muda a vida”, concluiu Ravenna Guimarães, desejando vida longa ao Serviço Social e reconhecimento à importância de todos/as assistentes sociais do país.
