Campanha traz orientações sobre cuidados para as festas de fim de ano nas periferias

69

Iniciativa da Fiocruz e de movimentos comunitários conta com áudios e materiais gráficos para divulgação de medidas que buscam evitar o contágio pelo coronavírus

Para evitar um aumento ainda maior dos casos de covid-19 no Brasil, que mantém a curva de crescimento em dezembro, foi lançada na última quarta-feira (23) a campanha Se Liga no Corona!, que traz materiais gráficos e sonoros com orientações da Fiocruz para as comemorações de fim de ano, com atenção especial para as periferias do país.

Os áudios e peças gráficas estão alinhados com as práticas já listadas em cartilha divulgada na última semana, agora adaptadas para as condições de vida nos territórios periféricos. O conteúdo está disponível no Portal Fiocruz e no Maré Online.

Entre as recomendações estão a manutenção do distanciamento entre as pessoas, a preferência por celebrar as datas entre os moradores da mesma casa ou em locais abertos e ventilados, com poucos participantes, uso contínuo de máscara e utensílios descartáveis para as refeições. Já para pessoas do grupo de risco, a recomendação é manter contato com familiares e amigos por meio de videoconferência.

Os áudios da campanha Se Liga no Corona! estão disponíveis numa galeria especial de arquivos de áudio da campanha no Portal Fiocruz, Spotify e SoundCloud e serão distribuídos pelas mídias sociais das organizações comunitárias que participam da ação. O cantor Nego do Borel fez as chamadas e cedeu trechos de uma das suas músicas mais conhecidas, Me solta, para a trilha dos produtos sonoros da campanha.  

A iniciativa é fruto de articulação entre a Fiocruz, Redes da Maré, Frente de Mobilização da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos, Conselho Gestor Intersetorial (CGI-Teias Manguinhos), Comissão de Agentes Comunitários de Saúde de Manguinhos (Comacs), coletivo Favelas Contra o Coronavírus, jornal Fala Manguinhos! e o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN).

A cartilha completa elaborada pela Fiocruz pode ser acessada em nossa galeria de materiais sobre a pandemia para download.

Com informações da Agência Fiocruz

FONTE: CUT
FOTO: REPRODUÇÃO