Nós, do Sindicato dos Assistentes Sociais do Ceará, manifestamos nosso apoio ao candidato Evandro Leitão (PT) neste segundo turno das eleições municipais. Vivemos tempos críticos em que a defesa da democracia, da justiça social e dos direitos humanos está em jogo. O resultado dessas eleições não se limita apenas a escolha de um prefeito, mas é também um referendo sobre o Brasil que desejamos construir.
Nos últimos anos, sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, enfrentamos um desmonte sem precedentes das políticas públicas que garantiam o bem-estar e a dignidade da população. Áreas como saúde, educação, meio ambiente e direitos humanos foram devastadas por cortes irresponsáveis.
Na saúde, por exemplo, Bolsonaro extinguiu mais de 22 mil cargos, prejudicou diretamente a assistência em comunidades vulneráveis. No campo dos direitos humanos, vimos a retirada da população LGBT das diretrizes de políticas públicas, uma afronta à dignidade humana e um incentivo ao ódio e à discriminação. Esses e muitos outros retrocessos fazem parte de uma agenda autoritária e excludente que não podemos permitir que avance em nossa cidade.
Fortaleza não pode cair nas mãos daqueles que compartilham dessa visão destrutiva de extrema direita. O candidato do PL e sua aliança com o ex-presidente Bolsonaro é uma ameaça real às nossas liberdades e direitos conquistados a duras penas. Para além, o Projeto Ético Político da nossa profissão é incompatível com preconceito, discriminação, misoginia e todas as formas de intolerância e violação de direitos perpetradas pelo candidato André Fernandes.
Evandro Leitão, por outro lado, é um candidato que deverá trabalhar pela inclusão social, a defesa das minorias, o fortalecimento das políticas públicas e o combate às desigualdades.
É hora de nos unirmos em defesa da democracia, contra a agenda de retrocessos e em favor de um futuro melhor para nossa cidade. O apoio a Evandro Leitão é, acima de tudo, um ato de resistência contra o autoritarismo e a extrema direita, uma defesa clara dos direitos fundamentais e da construção de uma Fortaleza mais justa, inclusiva e democrática.
Contamos com todos e todas para fazermos juntos essa escolha. Fortaleçamos a esperança, a justiça e a solidariedade. No dia 27 de outubro, votaremos Evandro Leitão, vote 13.
Pela democracia e pelos direitos sociais,
Diretoria do Sindicato dos/as Assistentes Sociais do Ceará – Sasec.
Fortaleza, 21 de outubro de 2024.