Outubro Rosa: SASEC nessa luta! Previna-se!

281

 

Com um novo mês chegando, temos também novas lições e aprendizados! Em Outubro, vamos falar sobre o câncer de mama. O diagnóstico precoce do câncer de mama é a forma mais eficaz para superar a doença, isso porque, em seu estágio inicial, as chances de cura são de 95%.

Fazer exames com regularidade, manter a periodicidade das consultas com seu médico e dedicar um tempo para fazer o toque das mamas, são iniciativas fundamentais para uma rotina de atenção à saúde da mulher.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo todo!

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca diretamente o tecido mamário e se desenvolve a partir de uma alteração de alguns trechos das moléculas de DNA, o que causa uma multiplicação das células anormais que geram o cisto; é por isso que é possível identificá-lo através do toque no seios, procurando por “caroços” ou “nódulos”. Contudo, a mamografia ainda é o método mais eficaz para “fechar o diagnóstico”. 

Independentemente da condição socioeconômica do país, a incidência desse câncer se coloca entre as primeiras posições das neoplasias malignas femininas.

Não espere aparecer nódulos; o câncer começa a se desenvolver no corpo sem apresentar nenhum sintoma! Faça com periodicidades exames de mamografia e realize as consultas médicas de rotina.

Em relação à vacinação do Covid-19, a Sociedade Brasileira de Mastologia reforça que é primordial que todas as mulheres se vacinem, inclusive as diagnosticadas com câncer de mama, pois não há nenhuma contraindicação.

Prevenção

A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. Os médicos indicam que um estilo de vida saudável, pode sim, fazer toda a diferença para reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas, se exercite com frequência, evite fumar e busque se alimentar bem. 

Hábitos saudáveis podem reduzir incidência de câncer de mama em 13% e poupar mais de R$ 100 milhões do SUS

Debata com seus amigos e familiares, incentive  a busca por exames, mude para hábitos mais saudáveis! Compartilhe informações, marque seus amigos e contribua com um futuro mais saudável para todos!

O SASEC reforça que o diagnóstico precoce é a melhor alternativa para cura do câncer. 

Saiba tudo sobre o Câncer de Mama acessando Cartilha do INCA! Clique aqui!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here