Sindicatos cobram da gestão regularização urgente das ascensões funcionais atrasadas na saúde estadual

55

Na noite do dia 19/08/25, lideranças sindicais da saúde estiveram presentes na SESA para a reunião ordinária da mesa setorial de negociação.
Representando a bancada dos trabalhadores estiveram presentes: SINDIODONTO, SIMEC, SENECE, SINDSAUDE, SASEC, SINFITO e SINFARCE. A bancada da gestão foi representada pela secretária da pasta Dra. Tânia Mara Coelho, pelo procurador geral do estado Dr. Rafael Machado Moraes, pelos advogados, secretários e técnicos da SESA e SEPLAG.
A pauta única debatida foi a NECESSIDADE URGENTE DE REGULARIZAÇÃO DAS ASCENSÕES FUNCIONAIS ATRASADAS desde 2021. Os representantes formalizaram a proposta dos trabalhadores através de ofício entregue em mãos:
Os Sindicatos reivindicam a implantação da ascensão 21/22 por mérito (está faltando apenas ser publicada a lista dos promovidos) e a implantação das ascensões 22/23, 23/24 e 24/25 por antiguidade onde 100% dos servidores seriam promovidos e teriam seus retroativos pagos. Essa seria uma forma de compensar tamanho transtorno causado aos trabalhadores ao longo dos últimos anos em virtude do não cumprimento da lei do PCCS pela secretaria de saúde do estado.
Em contrapartida, a bancada da gestão ofereceu a proposta de regularizar as ascensões através do mérito contemplando apenas 60 % dos servidores, de forma que o processo de concorrência ocorreria até novembro 2025, através de um FAD simplificado, com critérios administrativos para permitir maior celeridade ao processo. A gestão ressaltou que não pagaria os retroativos. A implantação das ascencões então ocorreria até final de 2026 de forma escalonada.
Após longo debate, a bancada sindical esclareceu que não concorda com tal proposta visto não atender a coletividade dos servidores, estando estes extremamente prejudicados com o não cumprimento da lei por anos. Além disso, haveria grande possibilidade de os servidores serem mais afetados ainda por um processo feito através de um FAD modificado que poderia dessa forma não avaliar de forma justa os trabalhadores, com prejuízo do não pagamento do retroativo.
Tendo em vista um encaminhamento para a reunião, os representantes sindicais lançaram então a seguinte contra-proposta:
O governo do estado faria a implantação das ascensões 21/22 e 24/25 por mérito e a implantação das ascensões 22/23 e 23/24 por antiguidade garantindo contemplar a totalidade dos servidores .
Os representantes do SINDSAUDE ainda destacaram a necessidade de resolução da situação dos técnicos de radiologia, com pagamento de uma vez em novembro e regularização também da situação dos auxiliares de patologia.
Dra. Tânia e Dr. Rafael pontuaram o limite de gastos do estado, mas se comprometeram em levar esta contraproposta ao governador Elmano de Freitas. Ficou acertado que os sindicatos serão informados sobre a próxima reunião para continuidade das negociações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here