Memorial Passos e Trajetórias

“Teus passos ficaram, há marcas da tua trajetória”

Raimunda Pinheiro Coe
A profissional, que já estava aposentada, atuou no Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira, o Frotinha da Parangaba, e na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor).
+ 07/07/2020

“Raimundinha Pinheiro Coe é o nome dela! Uma assistente social que deixou um grande legado na história da Habitação de Fortaleza. Possuía uma garra indescritível para desbravar as comunidades e uma memória inconfundível que era sua marca registrada. Afirmava com orgulho que era do tempo da Fundação de Serviço Social, mas percorria entre as várias gerações de assistentes sociais com maestria! Todos que tiveram o prazer de trabalhar com ela, guardam lembranças de sua vitalidade, sua garra, sua preocupação com o outro, sua fidelidade às amizades e sua dedicação à família.”
“Raimundinha, presente!”
Homenagem da Assistente Social e colega de trabalho Andréa Sobreira Cialdini Borges – CRESS 2370.

“Raimundinha sempre será uma profissional incrível, disposta, determinada, resolutiva. Uma colega de trabalho que soube dividir sua experiência e maturidade profissional.”
Homenagem da Assistente Social e colega de trabalho Alessandra Alves – CRESS 2493.

Ana Lúcia Fernandes Silva
A profissional, que já estava aposentada, atuou no Hospital Frotinha de Messejana.
+ 03/07/2020

“Ana Lúcia Fernandes era uma pessoa simples e muito especial, gostava de ler, viajar e aconselhar as pessoas. Trabalhamos juntas por 18 anos no Frotinha da Messejana. Ela era movida pela emoção e colocava muita intensidade em tudo que fazia. Sempre muito preocupada com o SUS, com a precarização no qual nosso sistema de saúde passa. Apesar de nossas divergências políticas, tínhamos muito respeito por nossas posições. Por fim, tenho uma saudade profunda e, ao mesmo tempo, muito grata por ter convivido com essa Mulher incrível que deixou-nos grandes ensinamentos”.
Homenagem da Assistente Social e colega de trabalho Marta Martins de Souza – Coordenadora do Serviço Social do Frotinha de Messejana.

Raquel Alves
A profissional atuou na Secretaria de Saúde do município de Crato-CE.
+ 20/10/2020

“Venho por meio desta singela mensagem homenagear uma pessoa muito especial, que virou uma estrelinha, Raquel Alves. Você se foi nos deixando muitas saudades, mas sua dedicação, empenho e compromisso com os usuários no seu fazer profissional cotidiano, guardo como exemplo. Na Secretaria de Saúde do Crato, atuou no Tratamento Fora do Domicilio e no Extra SUS, sempre buscando efetivar direitos, mediando as situações e amiga de todos, tendo assim o respeito e admiração dos usuários, dos colegas e dos gestores. Sempre atuava pautada no nosso Projeto Ético Político, visando a construção de um mundo melhor e mais humano, até porque humanidade era sua marca, fazia o impossível para garantir que todos que chegavam até você saísse de lá com uma resposta, e mesmo que negativa, sabia dar de uma forma que o usuário compreendia. Sua força, fé e garra, é sempre lembrada. Como você lutou por sua vida, sempre com alegria, contagiando a todos em sua volta. Você continuará viva em nossas memórias pela pessoa incrível que é e pelas marcas positivas que deixou em cada um que passou pela sua vida. Até sempre, amiga”!
Homenagem da Assistente Social e colega de trabalho Andrea Maria Façanha Venâncio, CRESS 4047.

Mônica Ivo
A profissional, que já atuou como secretária executiva do CMAS de Aquiraz e professora do curso de Serviço Social da Unileão, trabalhava atualmente em instituições no município de Aracoiaba.
+ 21/11/2020

Que Mônica Ivo não seja esquecida por nós, seus colegas de profissão! Sua luta, empenho e dedicação se eternizam em cada contribuição dada, e nas experiências diárias que compartilhamos juntas. Minha amiga, gratidão por tudo… por tudo feito pelo Serviço Social, por tudo feito pelo SUAS, por tudo feito pelo ‘nosso Cariri!’
Homenagem da Assistente Social e colega de trabalho Maridiana Dantas – Assistente Social CRESS 3446.

Monica Ivo; sorriso fácil e espontâneo, profissional de conduta exemplar, proba em suas ações, conseguia despertar o amor a profissão em todos que tiveram a satisfação de sua companhia, generosa no ato de ensinar, seu legado fica no amor a profissão e na alegria do seu ser!
Regina Elias Gomes CRESS 4090.

Francerina Ferreira Araújo (Cerina)
A profissional deixou a sua marca como coordenadora Regional da Pastoral do Menor; coordenadora Arquidiocesana da Pastoral do Menor; coordenadora do programa Liberdade Assistida Comunitária (LAC) da Pastoral do Menor de Fortaleza. Nos últimos meses, estava atuando na Unidade de Acolhimento Institucional para adolescentes, em Maracanaú.
+ 17/04/2021

“Francerina Ferreira Araújo atuou com compromisso ético-político na defesa intransigente dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Durante o período que esteve na Pastoral do Menor, coordenou o Programa de Liberdade Assistida Comunitária – LAC e se tornou uma grande referência na área das medidas socioeducativas, levando a experiência do Programa para outros 10 municípios cearenses, no intuito de diminuir o número de internações de adolescentes em unidades de privação de liberdade. Sempre com senso de justiça e de profundo respeito para com as histórias de vida de cada adolescente atendido e suas famílias, atuou também nos Conselhos de Direitos, de forma propositiva no planejamento de políticas públicas. Como supervisora de estágio, tinha a paciência e o zelo de ensinar o compromisso com os direitos dos usuários, sempre exemplar na leitura crítica da realidade e na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Cerina, presente!”
Homenagem da Assistente Social Moíza Siberia Silva de Medeiros – CRESS 4472, que foi estagiária de Cerina no Programa de Liberdade Assistida Comunitária – LAC – PAMEN (2007-2009).

 

A assistente Social Francerina Ferreira Araújo (Cerina) será sempre lembrada por sua luta incansável na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, por sua trajetória na política de direitos humanos e de assistência social, por sua inteligência, sua capacidade de dialogar com o sistema de garantia de direitos e sua disponibilidade de contribuir com a formação de dezenas de estagiários e profissionais da área social que passaram por ela. Teve uma trajetória militante e profissional reconhecida nacionalmente e internacionalmente, com destaque para a sua recente atuação na Unidade de Acolhimento Institucional Prof. Elias Cavalcante, em Maracanaú, bem como no legado deixado na Coordenação Regional e Arquidiocesana da Pastoral do Menor, bem como no Programa Liberdade Assistida Comunitária (LAC) em Fortaleza. Cerina, presente!
Jana Alencar Eleuterio – CRESS – 3ªR/4465

Francerina foi uma assistente social comprometida com os excluídos, corre ou por 10 o programa de liberdade assistida comunitária – Lac da Pastoral do Menor. Crio junto com a equipe do lac vários dos instrumentais que depois foram usados como referência para o atendimento socioeducativo no Ceará. Cerina foi ímpar na sua práxis junto aos adolescentes, famílias na busca incansável para assegurar a visibilidade, dignidade dos adolescentes autores de atos infracionais. Nenhum detalhe fugia ao seu olhar quando se tratava de buscar assegurar os diretores inerentes aos meninos/as do Lac.
Maria Aurilene Moreira Vidal bacharel em serviço social.

 

Romara Macedo
A assistente social, trabalhou no município de Juazeiro do Norte, minha CASA MINHA VIDA, em Barbalha e no CRAS.
+ 03/04/2021

“Romara Maria Santana de Macêdo Vasques, formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em 2005.2. Atuou como Assistente Social na cidade de Juazeiro do Norte-CE no PROURB (projeto de Habitação), STDS e Projeto Minha Casa Minha Vida na Cidade de Barbalha-CE. Exerceu a profissão com amor e muito respeito ao público que a procurava.
Cada visita domiciliar, procurava buscar efetivar os direitos daquela família com toda dedicação. O público mais vulnerável sentia-se bem à vontade na presença dela, pois demonstrava empatia e muita humildade. Romara deixou boas lembranças em várias famílias que passou!”
Homenagem da Assistente Social e colega de trabalho Marcia Moura-Assistente Social do Hospital Santo Antônio – CRESS:3885.