Carta de Saudação aos Assistentes Sociais e Servidores Públicos do Ceará

69

Neste dia 28 de Outubro, em que se comemora o dia do/a Servidor/a Público, a diretoria do SASEC saúda e parabeniza a cada Assistente Social Servidor/a Público.

O Sindicato dos/as Assistentes Sociais do Estado do Ceará –SASEC, ao longo dos seus cinquenta e sete anos de trajetória sindical, vem mediando diálogos com vários segmentos da sociedade na defesa dos direitos dos/as trabalhadores /as assistentes sociais.

Por isso, destacamos o trabalho essencial desenvolvido por estes profissionais, que, principalmente neste período de pandemia, atendem as diversidades de questões postas socialmente, decorrentes da desigualdade que se tornou ainda mais aguda nesses últimos tempos. São os/as trabalhadores/as assistente sociais munidos de instrumentalidade técnicas, atibuições especificas e competências profissionais, que assim como os demais profissionais da saúde, estão na linha de frente desse enfrentamento, visando assegurar direitos à população usuária das políticas públicas.

Atendendo ao compromisso de desenvolver estratégias de intervenções constantes, nos últimos meses, através do Projeto “Sasec Tamo Junto” –  uma  iniciativa do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Ceará para estabelecer um diálogo sistemático, por meio de reuniões virtuais, com os/as Assistentes Sociais que atuam nas prefeituras dos municípios de todas as microrregiões do estado do Ceará –debateu-se acerca das condições de trabalho, salários e levantamento das principais demandas de interesse da categoria, como forma de aproximação do sindicato aos/as  assistentes sociais, garantindos-lhes amparo e retaguarda na luta pela valorização profissional.

É evidente os inúmeros desgastes sofridos por esses trabalhadores/as nos seus espaços ocupacionais: condições de trabalho inadequadas, ausência de reajustes salariais, sobrecarga de trabalho decorrentes de jornadas extenuantes; contratações precarizadas, inexistência de Planos de Cargos e Carreiras e Salários, além da ausência de planos de capacitação e aperfeiçoamento para os profissionais. Questões como estas, e tantas outras, vão deixando os/as trabalhadores/as mais fragilizados/as, adoecidos/as, causando ainda maiores perdas na oferta de serviços qualificados que atenda às necessidades da população.

Outrossim, salientamos a importância de nos contrapormos e lutarmos contra a aprovação do Projeto de Emenda à Constituição nº 32/2020 – “PEC da Reforma Administrava” – que irá afetar diretamente o/a trabalhador/a do serviço público e, consequentemente, à população usuária desses serviços. Sendo nossa categoria profissional, a que tem no  Estado o seu principal empregador, seremos diretamente impactados por essa reforma. Por isso, o SASEC levanta a bandeira em defesa de melhores serviços à população, sem esquecer dos/as sujeitos/as que fazem acontecer e vibiabilizam acesso aos direitos: Viva os/as servidores públicos!

Fortaleza, 28 de outubro de 2020

Diretoria do SASEC