Chega ao Brasil IFA aguardado pelo Butantan para produção de 5 milhões de vacinas

48

“Iniciaremos imediatamente a produção de doses”, disse o governador João Doria; a chegada do insumo atrasou após ataques do presidente Jair Bolsonaro à China

O Brasil recebeu nesta terça-feira (25) 3 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) necessário para a retomada da produção da vacina CoronaVac (Sinovac/Butantan). A produção foi paralisada no dia 14 em razão da ausência do insumo, que é vindo da China. No início do mês, o presidente Jair Bolsonaro disparou ataques contra o país asiático que podem ter atrapalhado essa remessa.

Segundo o Butantan. serão produzidas 5 milhões de doses do imunizante CoronaVac com o insumo. No sábado (22), foi a vez da Fiocruz receber lotes de IFA que estavam atrasados.

“Estamos recebendo mais 3 mil litros de insumos, que serão capazes de produzir 5 milhões de doses da vacina do Butantan contra a COVID-19. Dessa forma chegaremos a 52 milhões e 212 mil doses da vacina do Butantan. Daqui do Aeroporto de Guarulhos os insumos partem para a sede do Instituto Butantan e iniciaremos imediatamente a produção de 5 milhões de doses. O Instituto Butantan não vai medir esforços para entregar estas vacinas no menor tempo possível”, disse o governador João Doria (PSDB).

Em maio, o Butantan chegou à marca de 47,2 milhões de doses entregues ao PNI, cumprindo o primeiro contrato de 46 milhões de doses, e agora trabalha para produzir as 54 milhões de doses referentes ao segundo contrato, totalizando 100 milhões de vacinas.

Fonte: Revista Fórum
Foto: Governo de São Paulo