Com que máscara eu vou?

68

Qual a melhor máscara para conter a disseminação da covid-19?

Desde o início da pandemia, em março de 2020, os especialistas em saúde têm alertado para a importância do uso de máscara para evitar a transmissão do Sars-CoV-2, causador da covid-19. À época, diante do risco de faltar máscaras para os profissionais de saúde, popularizou-se a indicação das máscaras de pano, que em pouco tempo passaram a fazer parte do vestuário da maioria da população.

Veja também: Protetor facial sem máscara não protege contra covid-19

No entanto, com o agravamento da pandemia no Brasil e estudos mostrando que a principal via de transmissão do vírus se dá pelo ar, médicos e especialistas em saúde têm recomendado o uso de máscaras que se ajustem melhor ao rosto e tenham melhor capacidade de filtração, como a PFF2.

Graças ao aumento da fabricação desses itens, hoje já é possível adquiri-los por um preço acessível. Veja as recomendações de uso para cada tipo de máscara:

MÁSCARAS DE PANO

desenho de máscara de pano

Vantagens: Esse tipo de máscara, que teve ter duas ou três camadas, funciona como controle da fonte, pois reduz a quantidade de partículas potencialmente contaminadas que podem ser emitidas por quem está usando a máscara. Como podem ser lavadas e reutilizadas várias vezes, seu custo é baixo.

Desvantagens: Essa máscara oferece um grau limitado de proteção para quem a está usando. Isso significa que ela é eficiente quando utilizada por todas as pessoas em determinado local, pois reduz a quantidade de partículas no ambiente e, consequentemente, o risco coletivo. Agora, se todos estiverem de máscara, mas uma pessoa infectada estiver no local sem, em especial se estiver falando alto, muitos no ambiente estarão em risco. Isso porque sua proteção individual não é tão alta.

Indicação: Deve ser usada por todas as pessoas que se encontrem em determinado local fechado e também em ambientes abertos, em que o risco de contágio é baixo. Por exemplo, se você for fazer um passeio ao ar livre, pode utilizá-la.

Cuidados:

  • A máscara de pano deve ser de boa qualidade e  estar bem ajustada ao rosto, com o mínimo de evasão de ar pelas laterais;
  • Deve ser lavada com água e sabão após cada uso;
  • Se estiver suja ou com o tecido ou o elástico danificados, deve ser descartada.

MÁSCARA CIRÚRGICA

ilustração de máscara cirúrgica

Vantagens: Apresenta uma filtragem mais eficiente que a máscara de pano e é bastante eficaz em evitar que uma pessoa infectada emita partículas respiratórias que contenham o vírus.

Desvantagens: Não tem um bom ajuste no rosto e, por isso, permite que aerossóis (partículas respiratórias muito pequenas que podem conter o vírus) escapem pelas laterais. Não oferece um bom grau de proteção individual. É descartável.

Indicação: Deve ser usada por todas as pessoas que estejam em um ambiente fechado e para a realização de atividades ao ar livre.

Cuidados:

  • A máscara pode ser reutilizada, desde que esteja íntegra;
  • Após seu uso, deixe-a pendurada em local arejado, longe do sol;
  • Não lave a máscara;
  • Se ela estiver úmida, suja, furada ou com elástico frouxo, descarte-a.

MÁSCARA KN95

ilustração de kn95

Vantagens: É a máscara chinesa equivalente à N95 americana, embora não se adapte tão bem ao rosto porque, diferentemente da N95, seu elástico se prende às orelhas. Oferece uma filtração melhor do que a máscara de pano e a cirúrgica.

Desvantagens: Como o elástico se prende atrás das orelhas e não da cabeça, não veda tão bem. Há muitas falsificações no mercado e seu preço é mais alto do que o das máscaras de pano.

Indicação: Se a máscara tiver boa origem, pode ser utilizada em locais em que haja aglomeração e em ambientes fechados, pois garante boa proteção individual.

Cuidados:

  • Verifique a procedência da máscara;
  • A Anvisa fez uma lista das marcas fiscalizadas pela Agência;
  • Ela pode ser reutilizada, desde que esteja íntegra;
  • Para isso, deixe-a pendurada em local arejado, onde não bata sol direto, por cerca de 3 dias antes de reutilizá-la;
  • Não lave nem passe produtos como álcool na máscara;
  • Se ela estiver úmida, suja, furada ou com elástico frouxo, descarte-a.

MÁSCARA PFF2 (N95)

ilustração de n95

Vantagens: É a versão brasileira da máscara americana N95. Oferece uma boa vedação (seu elástico deve ser ajustado atrás da cabeça) e filtragem de 94% para partículas muito pequenas, o que garante a proteção do usuário mesmo que ele entre em contato próximo com o vírus.  Embora os fabricantes recomendem que seja usada apenas uma vez, é possível reutilizá-la.

Desvantagens: É um pouco mais cara que as máscaras comuns e não é vendida em farmácias, embora possa ser encontrada em lojas de departamento e de material de construção.

Indicação: Deve ser usada em ambientes fechados e sempre que houver aglomeração. Neste momento de agravamento da pandemia, é a máscara mais recomendada por especialistas.

Cuidados:

  • Não lave nem passe nenhum produto na máscara;
  • O ideal é comprar algumas máscaras e fazer um rodízio, pois após o uso elas devem ser ventiladas;
  • Pendure a máscara usada em local arejado, em que não haja luz do sol direta, por 3 dias;
  • Não há um período determinado para seu descarte, pois isso depende do uso, mas em geral ela pode ser usada por cerca de 30 dias, desde que em esquema de rodízio;
  • Se ela estiver úmida, coloque-a para secar. Se estiver suja, furada ou com elástico frouxo, descarte-a.

DICAS GERAIS

  • Em locais fechados e com aglomeração, dê preferência ao modelo PFF2. Elas custam um pouco mais caro, mas oferecem mais proteção neste momento;
  • Não lave nem passe nenhum produto nas máscaras cirúrgicas, PFF2 e KN95. Elas podem ser reutilizadas, desde que estejam íntegras e estejam arejadas;
  • Para ajustar as máscaras de pano e cirúrgica melhor ao rosto, uma boa recomendação é usar prendedores de borracha nos elásticos;
  • As máscaras não são substitutas do distanciamento físico. Evite aglomerações e mantenha distância de cerca de 2 metros de outras pessoas;
  • Use máscara sempre que sair de casa e se houver alguém com suspeita ou confirmação de covid-19 em casa;
  • Crianças com menos de 2 anos não devem usar máscaras;
  • Estabeleça um esquema de rodízio para máscaras PFF2. Após o uso, deixe sua máscara pendurada em local arejado, em que não haja luz do sol direta, por cerca de 3 dias;
  • Como alternativa à PFF2, use duas máscaras, a cirúrgica (com maior capacidade de filtração) por baixo e a de pano, que se ajusta melhor ao rosto, por cima.

Consultoria: Vitor Mori, engenheiro biomédico, pós-doutorando na Universidade de Vermont (EUA) e membro do Observatório Covid-19 Br.

Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

FONTE: DR.DRAUZIO VARELLA
FOTO: REPRODUÇÃO