FT: Pesadelo do coronavírus no Brasil: ‘Bolsonaro está mais isolado do que nunca’

78

Do Financial Times

A declaração do Ministério da Defesa do Brasil foi compacta de duas sentenças, mas detonou com o poder explosivo de uma bomba.

No mais curto da prosa, anunciou que os chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica “haviam sido substituídos” em 30 de março. A saída dos principais chefes militares, em protesto contra a demissão do ministro da Defesa no dia anterior , marcou uma ruptura dramática entre o presidente de extrema direita Jair Bolsonaro e a instituição que ele procurava cultivar tão assiduamente.

A saída repentina dos generais ocorre em meio a um desastre de saúde pública , com um número recorde de mortes por coronavírus, tornando o Brasil o epicentro global da pandemia. A mudança aprofundou a crise política sobre a oposição teimosa de Bolsonaro aos bloqueios e as ameaças do ex-capitão do exército de usar o exército contra as autoridades locais que tentaram impô-lo.

“Na história da república, nunca houve uma decisão dos três comandantes de renunciar ao mesmo tempo, muito menos em protesto contra o presidente”, diz Carlos Fico, professor de estudos militares da Universidade Federal do Rio de Janeiro . “Nunca houve uma crise dessas dimensões antes”.

As Forças Armadas não são a única instituição que perde a paciência com o Bolsonaro. Uma semana antes, centenas de líderes empresariais proeminentes assinaram um manifesto exigindo ação governamental eficaz para controlar a segunda onda de agravamento da pandemia, que ameaça a recuperação econômica instável do Brasil.

No Congresso, há os primeiros murmúrios de uma tentativa potencial de impeachment do presidente. E com o retorno do ex-presidente esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva à política, depois que sua condenação por corrupção foi derrubada, Bolsonaro não é mais o favorito nas eleições do ano que vem.

Um dos maiores céticos do coronavírus do mundo, Bolsonaro recusou-se a usar máscara durante a maior parte do ano passado, criticou as vacinações e classificou a pandemia como “um pouco de gripe”. Ele agora está lutando para manter seu governo unido e suas esperanças de reeleição vivas em meio a alguns dos piores números da Covid-19 do mundo.

“Bolsonaro está mais isolado do que nunca”, diz Mario Marconini, diretor-gerente da consultoria Teneo. “À medida que a pandemia inevitavelmente piora, haverá outro acerto de contas pelo Congresso em um futuro não muito distante para ver se ele se tornou mais descartável do que é agora.”

Covid-19 pacientes em um hospital de campanha instalado em uma academia de esportes, em Santo André, São Paulo. O número recorde de mortes está transformando o Brasil no epicentro global da pandemia © Miguel Schincariol / AFP / Getty

‘Nunca houve distanciamento social’

“No ano passado, eles não morreram como neste mês. Este ano está muito pior, até com a vacina ”, diz Jadna Batista Pereira, enfermeira de 51 anos de um hospital público de São Paulo

Pereira está exausto, zangado e com sintomas de coronavírus apesar de ter sido vacinado. “Todo o meu hospital está lidando com Covid. Temos três UTIs e todas estão 100% ocupadas ”, acrescenta.

O Brasil notifica regularmente mais de 80.000 novos casos de coronavírus todos os dias, o maior número de infecções do mundo. Mais de 325.000 pessoas morreram enquanto o país sofre uma nova onda de doenças muito pior do que a do ano passado.

A crise expôs o que os especialistas consideram erros desastrosos de Bolsonaro ao lidar com a pandemia. As consequências estão sendo sentidas muito além das fronteiras do Brasil .

A Organização Pan-Americana da Saúde informou na semana passada que a variante P.1 que impulsiona a segunda onda no Brasil foi encontrada em 15 nações das Américas. “Infelizmente, a terrível situação no Brasil também está afetando os países vizinhos”, disse Carissa Etienne, diretora da OPAS.

Membros seniores do Congresso que apoiaram o presidente estão tendo dúvidas. Arthur Lira, o presidente da Câmara dos Deputados, emitiu um “alerta amarelo” ao governo na semana passada e pela primeira vez insinuou a possibilidade de impeachment do presidente .

Sempre uma figura polarizadora, Bolsonaro, 66, tornou-se um alvo particular por causa de suas opiniões sobre o coronavírus. Como o ex-presidente dos Estados Unidos e sua alma gêmea política Donald Trump, ele constantemente minimizou o vírus, dizendo aos brasileiros para “aceitá-lo como um homem”.

Sua postura chocou os profissionais médicos. Ainda assim, em uma grande economia de mercado emergente onde os recursos financeiros para subscrever bloqueios são limitados e a pobreza é aguda, a insistência de Bolsonaro de que fechar a economia seria um mal maior atingiu alguns brasileiros.

Bolsonaro a caminho de se manifestar sobre ajuda financeira emergencial federal durante a crise do coronavírus, no Palácio do Planalto, em Brasília, na semana passada © Ueslei Marcelino / Reuters

Populista astuto, o presidente cumprimentou multidões de apoiadores sem máscara no auge das infecções do ano passado, comprando um cachorro-quente de um vendedor para mostrar sua opinião sobre como manter a economia funcionando. Quando ele próprio contraiu o vírus em julho passado, Bolsonaro garantiu aos seus torcedores que, graças à sua “história de atleta”, se recuperaria rapidamente – e se recuperou.

As mortes no Brasil atingiram um patamar em meados do ano passado e gradualmente diminuíram. O apoio governamental generoso para o terço mais pobre da sociedade, apelidado de “vouchers corona”, amenizou a dor financeira.

Ajudada pelas doações, a economia do Brasil contraiu 4,1% no ano passado, melhor do que os economistas temiam. No quarto trimestre, o produto interno bruto se recuperou. À medida que as mortes diminuíam e a economia crescia, as avaliações do Bolsonaro aumentavam. Por um breve período, parecia que sua aposta arriscada poderia valer a pena.

Mas em novembro, as taxas de infecção começaram a aumentar novamente. À medida que as mortes aumentaram constantemente durante o verão brasileiro, Bolsonaro manteve o ceticismo quanto ao vírus. Ele atacou repetidamente um jab desenvolvido na China e, em dezembro, sugeriu que o tiro da BioNTech / Pfizer poderia até transformar as pessoas em crocodilos.

Na temporada de carnaval em meados de fevereiro, as taxas de mortalidade no Brasil ultrapassaram as da primeira onda. Depois, mais que dobraram novamente e, no final de março, o Brasil bateu um novo recorde de mais de 3.000 mortes em um único dia.

Trabalhadores com equipamentos de proteção enterram o caixão de uma vítima de Covid-19 no cemitério Vila Formosa, em São Pãulo, no dia 24 de março. © Victor Moriyama / Bloomberg

Felipe Naveca, virologista da Fiocruz Amazônia, diz que o Brasil “entrou em um ciclo vicioso [que] levou ao surgimento de uma variante mais transmissível”. “A raiz do problema é que nunca houve distanciamento social como deveria ter ocorrido no Brasil. E a pior consequência de todas foi P.1. ”

Ainda assim, no início de março, quando as mortes se aproximavam de 2.000 por dia, Bolsonaro disse aos brasileiros para “pararem de choramingar” e perguntou: “Por quanto tempo vocês vão continuar chorando por causa disso?”

A oposição de Bolsonaro aos bloqueios é apenas parte do problema. Sua negação, comunicada por vários grupos de mídia social, também é influente.

Jamal Suleiman, especialista em infecções do Instituto Emilio Ribas, em São Paulo, está muito irritado com isso. Ele reclama que seus conhecidos ficam perguntando se as cenas de falta de oxigênio na televisão são reais. “Neste fim de semana recebi mais de meia dúzia de vídeos de amigos perguntando se era verdade ou não”, diz ele.

A maneira como o presidente lidou com a pandemia faz parte de sua disputa com a liderança militar. Três vezes no mês passado, Bolsonaro invocou o que chamou de “meu exército” como um aliado em sua batalha contra os bloqueios, alarmando líderes militares que não desejavam ser arrastados para a política de pandemia partidária. “Meu exército não vai às ruas forçar as pessoas a ficarem em casa”, disse ele em 8 de março.

O general Fernando Azevedo e Silva, ministro da defesa demitido por Bolsonaro três semanas depois, referiu-se claramente na sua carta de despedida ao facto de ter “preservado as Forças Armadas como instituições do Estado”.

‘Uma bagunça completa’

Por um campo de montículos recém-escavados de solo ocre, homens vestindo macacões de proteção brancos, máscaras de respiração e luvas carregam um caixão para uma das dezenas de cemitérios vazios.

Fileiras e mais sepulturas estão sendo lentamente preenchidas no maior cemitério da América Latina, no leste de São Paulo, onde escavadeiras mecânicas reviram a terra em antecipação à chegada de novas pessoas.

Em tempos normais, haveria de 35 a 40 enterros por dia, diz um coveiro se abrigando do sol tropical sob uma árvore; agora são 80 a 90.

Os cientistas ainda estudam a variante P.1, que surgiu na Amazônia em dezembro passado. A maioria concorda que é significativamente mais transmissível e pode reinfectar algumas pessoas que já tiveram o vírus. Um artigo não revisado por pares por uma equipe de pesquisadores do Reino Unido e Brasil descobriu que era entre 1,4 e 2,2 vezes mais transmissível.

O contágio do P.1 foi mostrado graficamente em Manaus no início do ano, quando houve uma explosão de casos Covid-19 na cidade amazônica quatro vezes maior que o pico do ano passado.

“A maioria dos profissionais de saúde acredita que é uma doença diferente e mais grave. . . com pior prognóstico nos jovens ”, diz José Eduardo Levi, pesquisador da Universidade de São Paulo. “Minha opinião é que é mais patogênico, mais fatal”.

A rápida disseminação do P.1 inundou o sistema de saúde do Brasil. Domingos Alves, professor do Laboratório de Inteligência em Saúde da Universidade de São Paulo, diz que uma previsão precisa agora é impossível por causa da falta de leitos hospitalares. “A possibilidade de chegar a 5 mil mortes por dia é muito grande”, acrescenta.

Diante do desastre sanitário que se desenrola, as opções do Brasil são limitadas. A vacinação tem demorado a ser iniciada, apesar do respeitado sistema de saúde pública do país. Em 27 de março, pouco mais de 7 por cento da população havia recebido pelo menos uma dose da vacina, uma proporção maior do que a da Rússia ou da Índia, mas bem atrás da Turquia ou do Chile.

Lula da Silva, outra ameaça ao Bolsonaro, em entrevista coletiva em São Bernardo do Campo, próximo a São Paulo, no dia 10 de março. © Amanda Perobelli / Reuters

Os críticos culpam a desorganização dentro do ministério da saúde, que agora está em seu quarto ministro desde o início da pandemia. “Faltou planejamento total”, diz Monica de Bolle, especialista em Brasil do Peterson Institute, em Washington. “Em dezembro, eles começaram a pensar em uma campanha de vacinação, mas não tinham nem seringas suficientes. Foi uma bagunça completa. ”

O ministério da saúde agora diz que contratou 562 milhões de doses para entrega este ano – mais do que o suficiente para aplicar duas injeções a toda a população de 213 milhões do Brasil – mas isso depende em parte da produção local totalmente integrada a partir de matérias-primas, que ainda não começou.

‘Perto do colapso’

Os brasileiros continuam divididos em relação aos bloqueios e sua eficácia é limitada pela necessidade das famílias mais pobres de sair para ganhar a vida. Pagamentos mais generosos da previdência resolveriam isso, mas, como Bolsonaro reconheceu no início do ano, “o Brasil está quebrado”. A dívida do governo está oscilando em torno de 90 por cento do PIB, um nível alto para um mercado emergente.

Para piorar as coisas, a inflação começou a decolar. Os preços subiram 5,2 por cento em fevereiro, gerando raiva entre aqueles que lutam para sobreviver. Maria Izabel de Jesus, aposentada de 72 anos que mora na zona leste de São Paulo, diz que a comida ficou inacessível. “É muito. Você não pode comprar nada ”, diz ela.

Surgiram pichações nas paredes denunciando o “Bolsocaro” , um trocadilho que usa o nome do presidente e a palavra portuguesa para “caro”. A piora das expectativas sobre a inflação forçou o banco central a elevar as taxas de juros de baixas históricas neste mês e alertou sobre aumentos futuros.

O aumento nos casos de coronavírus está forçando os economistas a rebaixar as previsões. Cassiana Fernández, economista-chefe do JPMorgan para o Brasil, vê uma contração de 5,5 por cento no PIB no primeiro trimestre, seguida por uma recuperação fraca de 1,5 por cento no segundo trimestre. “O próximo mês será especialmente desafiador”, diz ela. “Corremos o risco de um cenário mais disruptivo. . . Estamos muito próximos de ver o colapso do sistema de saúde público e privado nas grandes cidades ”.

Diante de uma economia em deterioração, uma crise de saúde de proporções globais e uma tentativa de reeleição no próximo ano, Bolsonaro recebeu outro golpe no mês passado: Lula, o político mais famoso do Brasil, estava livre para concorrer novamente ao cargo depois que um juiz da Suprema Corte anulou seu condenações por corrupção.

Invasores espiam por trás do portão de ferro de uma casa que cerca de 19 famílias ocupam há quase um ano, antes de serem despejados, no Rio de Janeiro em setembro passado © Silvia Izquierdo / AP

Embora impopular entre alguns brasileiros por causa dos escândalos de corrupção que perseguiram seus governos, Lula tem mais chances de derrotar Bolsonaro do que qualquer outro na eleição presidencial de outubro próximo, de acordo com pesquisas de opinião.

A elite empresarial do país, tradicionalmente hostil a Lula, começa a acreditar que o ex-líder sindical é o mal menor. Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda, diz: “Vejo muita gente dizendo que se a situação fosse entre Bolsonaro e Lula, eles tapariam o nariz e votariam em Lula”.

Os partidários de Bolsonaro, no entanto, não desistem. “O ressurgimento de Lula em cena, por mais trágico que seja, fez com que este governo entrasse no jogo”, diz um financista próximo ao acampamento do presidente. “O Bolsonaro é constantemente subestimado”.

Sob pressão do crescente número de mortos e da eleição iminente, o presidente do Brasil deu alguns sinais provisórios de mudança de rumo.

De vez em quando, ele agora usa uma máscara em público. Na semana passada, ele discursou à nação na televisão falando sobre vacinas. Ele finalmente convocou uma força-tarefa nacional contra o coronavírus e falou em tons mais conciliatórios.

Agentes de saúde preparam doses em posto de vacinação Covid-19 em Duque de Caxias, Rio de Janeiro © Mauro Pimentel / AFP / Getty

“O Bolsonaro tratou mal a pandemia, de todas as maneiras possíveis”, diz Matias Spektor, professor associado da Fundação Getulio Vargas. “Agora ele está começando a inverter, para usar uma melodia diferente. O motivo é o colapso absolutamente chocante do sistema de saúde em todo o Brasil, além da aparição de Lula. ”

Bolsonaro também precisa de apoio para evitar o risco de impeachment. A remodelação desta semana, que trocou o ministro da Defesa, também entregou um cargo chave no gabinete a um membro do Centrão, um bloco político não ideológico que apóia o presidente em troca de gastos extras. “Eles não precisam dele, mas sabem que ele precisa deles”, diz de Bolle.

As ameaças do presidente de usar o exército em apoio a suas políticas polêmicas – ou mesmo em um esforço ao estilo de Trump para se manter no cargo após uma eleição disputada no ano que vem – agora parecem cada vez mais improváveis, na esteira da insistência pública dos generais em se manter papel constitucional, embora Bolsonaro ainda pudesse tentar apelar diretamente para a base militar, onde permanece popular.

Mas ainda não está claro se os esforços tardios do Bolsonaro para intensificar as vacinações e deter a disseminação do vírus podem conter as mortes e interromper a transmissão da variante P.1, que ameaça populações em todos os lugares.

“O mundo precisa perceber o risco que o Brasil representa hoje para a população global”, diz Levi, da universidade de São Paulo. “Existem apenas duas maneiras de combater isso: isolamento social e vacinação rápida em massa.”

FONTE:GGN
FOTO:REPRODUÇÃO