Taxa de transmissão da covid no Brasil volta a apresentar aumento

41

Mais de 3,6 milhões de pessoas já pegaram a doença e óbitos superam 116 mil no país

Uma semana após ter apresentado queda pela primeira vez desde abril, a taxa de transmissão do coronavírus no Brasil voltou a subir. De acordo com relatório do Imperial College, instituição britânica, o índice chegou a 1, o que significa que cada 100 infectados podem contaminar outras 100 pessoas. Embora o patamar não represente descontrole na propagação, ele é superior ao resultado de 0.98 que havia sido registrado anteriormente e indica estabilidade com tendência de crescimento.

Queda na taxa de transmissão não significa controle da covid-19 no Brasil

Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, os registros de infectados no país chegaram a 3.669.995 nesta terça-feira (25). Em 24 horas, houve 47.134 confirmações de pacientes com a doença. O total oficial de mortes está em 116.580 e 1.271 óbitos foram informados desde segunda-feira (24).

Por que é tão difícil prever o fim da pandemia no Brasil?

O Brasil é o segundo país do mundo em números absolutos de infectados e casos fatais, atrás apenas dos Estados Unidos. As duas nações puxam para cima também os resultados do continente americano, considerado hoje o que enfrenta situação mais grave em ralação à propagação do vírus. Nesta terça-feira (25), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou que a quantidade de óbitos dobrou nas Américas em menos de dois meses. 

Bolsonaro veta socorro financeiro para agricultores familiares durante a pandemia

Atualmente a região tem cerca de 12,5 milhões de casos e 470 mil óbitos, mais da metade do total global. Entre as dez nações mais afetadas do planeta, seis estão nas Américas. Ainda de acordo com a OPAS, o continente tem um padrão preocupante: a maioria dos casos ocorre em pessoas com idades entre 20 e 59 anos. Isso indica que os mais jovens são os responsáveis pelo espalhamento da pandemia, apesar de mais de 70% das mortes atingirem idosos.

“Novas pandemias virão”, alerta pesquisador que identificou 100 novos tipos de vírus

A diretora da Opas, Carissa F. Etienne, ressaltou mais uma vez a preocupação com abertura de economias frente a esse cenário. Segundo ela, medidas amplamente propagadas, como distanciamento social e proibição de eventos, são urgentes na região. A partir da afirmação, é possível interpretar que o continente não tem conseguido colocar em prática o que já se sabe de mais básico sobre o combate ao vírus.

“A meta é achatar a curva e baixá-la antes de reabrir as economias (…) É preciso diminuir, principalmente as mortes, antes de reabrir.”

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

FONTE: BRASIL DE FATO
FOTO: NIAID Integrated Research Facility (IRF) em Fort Detrick, Maryland/ Fotos Públicas