Uma homenagem do Sasec referente ao Mês do Assistente Social – Francisco Sandoval Barreto De Alencar

Francisco Sandoval Barreto De Alencar

Assistente social há 12 anos. Atualmente trabalha na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Município de Barbalha-CE.

“A categoria profissional tem sua valorização pautada na efetivação dos direitos sociais, buscando promover e garantir o acesso à cidadania, uma vez que, desenvolvemos competências para enfrentar as vulnerabilidades e adversidades permeadas pelas várias facetas das desigualdades sociais percebidas por questões econômicas, de gênero, cor, crença religiosa dentre outras, que alteram ou atrasam a condição social e impedem o acesso a direitos sociais. Nessa perspectiva, ressalto que a categoria sempre esteve e sempre estará ao lado da classe trabalhadora, na luta por melhorias. Neste momento que o país vive é fundamental mostrar à população que estamos ao lado dela, em sua defesa, e precisamos valorizar esses/as profissionais.

O papel do sindicato nesse processo de valorização junto a nossa categoria: o Sindicato tem o papel de fortalecer a organização da categoria na defesa dos direitos trabalhistas. O que se torna um grande desafio em um contexto de frágeis relações de trabalho. Uma profissão é forte e valorizada quando sua identidade é norteada pelo seu projeto ético político construído coletivamente, e quando uma sólida organização sindical é conquistada com a participação da categoria em seu sindicato.“

“Não interessa o tamanho do desafio, o importante é a força de lutar e resistir sempre.”