Uma homenagem do Sasec referente ao Mês do Assistente Social – Ondina Maria Chagas Canuto

Ondina Maria Chagas Canuto

Assistente Social, 36 anos de formada, Mestre em Gestão e Modernização Pública/ UVA-UIL, Doutora em Educação/UFC, atualmente atua no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e FIOCRUZ-CE/UNIDADE D APOIO AO DIAGNÓSTICO PARA COVID-19.

A IMPORTANCIA DA VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO

“Penso infinitamente sem parar. A verdade é transparente no mirar” Catedral

O Serviço Social, profissão reconhecida na organização sócio-ocupacional brasileira, assume historicamente um forte compromisso na defesa dos direitos sociais, compreendendo as determinações sociais de uma sociedade desigual e de classes. A importância de sua valorização passa pelo reconhecimento de sua contribuição na elaboração, desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas de Estado, de apoio às organizações da sociedade civil, assim como no campo da iniciativa privada, alcançando setores mais vulneráveis da sociedade, na defesa de seus direitos e na construção da cidadania.

“O Sindicato do(a)s Assistentes Sociais (SASEC) como uma representação em defesa da categoria profissional tem papel fundamental na organização e protagonismo de suas lutas, reconhecendo-se como aliado das causas sociais maiores.  O papel do SASEC na valorização desta categoria profissional se dá na repercussão do fazer profissional do assistente social, dando visibilidade à sua expressão social, suas lutas e conquistas. Papel igualmente importante na mobilização da categoria e capacidade de se articular com outras organizações profissionais e a sociedade como um todo, aproximando suas lutas específicas com a do conjunto dos trabalhadore(a)s.”