Uma homenagem do Sasec referente ao mês do/a Assistente Social – Marília Alencar Andrade

Marília Alencar Andrade

47 anos de profissão, atualmente está aposentada.

LOCAIS DE TRABALHO: Servidora Pública Estadual iniciando sua trajetória profissional Fundação de Serviço Social de Fortaleza – FSSF/CEMIC que hoje corresponde a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS); Foi a primeira Secretária Executiva do Conselho Estadual de Assistência Social-CEAS.   

A importância da valorização da Profissão de Assistente Social dá-se desde o momento da escolha para exercê-la, vez que representa promover o bem-estar físico, psicológico, comportamental e SOCIAL de seus usuários, promovendo o total acesso à cidadania, desenvolvendo competências para enfrentar as vulnerabilidades e adversidades, além de atuar na garantia dos direitos da sociedade. É UMA PROFISSÃO que também analisa, elabora, coordena e executa Pesquisa, Planos, Programas e Projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às Políticas Sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a segurança alimentar, a assistência social e a cultura. Portanto, sua valorização é fundamental na abrangência e desenvolvimento de ações que buscam a melhoria de vida de seus usuários e da sociedade em geral.

O Papel do Sindicato como organização de representatividade dos interesses dos trabalhadores da nossa categoria de Assistentes Sociais desenvolvida em área pública, teve importância central, principalmente, na conquista por reconhecimento às ações de Assistência Social (ainda não eram regulamentadas por lei) e a melhoria de salários e de estruturas condizentes com as necessidades existentes. Nossa luta buscou propiciar uma participação mais organizada da categoria no Movimento Sindical, discutindo e elaborando pautas reivindicatórias a serem conquistadas por nossos usuários e trabalhadores.

 A relevância do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Ceará – SASEC na minha trajetória profissional aconteceu no início de 1981, quando ingressei no cargo de Assistente Social da FEBEMCE, aprovada no concurso dessa instituição.  Nas lutas para a implantação da Política de Assistência Social, que caminhamos junto ao Sasec.