SASEC participa de reunião da MENP que trata sobre reposição salarial.

109

O Sasec e as demais entidades sindicais do FUASPEC se reuniram na manhã de segunda-feira, 30 de outubro, na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para mais uma reunião da MENP (Mesa de Negociação Permanente). O principal tópico em discussão foi a Campanha Salarial 2024, que tem como um dos pontos a reposição salarial dos servidores públicos do estado. Durante o encontro, foi apresentado estudos da execução financeira e orçamentária do estado pelo representante da Fundação SINTAF – Sindicato dos Fazendários do Estado do Ceará, demonstrando a viabilidade da concessão do reajuste.

Esses estudos foram divididos em três eixos. O primeiro eixo abordou a sustentabilidade fiscal, demonstrando que o estado se encontra em uma situação de equilíbrio que permitiria a revisão salarial. No segundo eixo, foi destacada a defasagem salarial dos servidores, que chega a 33%, ressaltando que uma proposta de reajuste de 10% poderia corrigir essa situação.

O Governo do Estado do Ceará, representado pelo Secretário Executivo da Seplag, Auler Gomes, contestou os dados apresentados e informou que iria analisá-los com mais profundidade na próxima reunião da MENP. No entanto, não deu indícios de que estaria disposto a apresentar uma contraproposta concreta. O FUASPEC (Fórum Unificado Das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará) apresentou em seu estudo técnico a proposta de um aumento de 10% como forma de garantir um ganho real para os servidores, mas essa proposta foi recusada pelo governo.

Quanto às perdas salariais, o estudo do FUASPEC foi contestado pelo governo, porém, não foram apresentados dados que comprovassem o contrário. A Presidenta do Sasec, que também é a Coordenadora Geral do FUASPEC, conclamou os servidores a participarem ativamente dos atos da Campanha Salarial de 2024, que está apenas começando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here