Em manifesto, 600 juristas dizem ‘Basta!’ a ataques de Bolsonaro

55

Em páginas inteiras na Folha e Estadão, manifesto prega o fim da “noite de terror que cobre o país”. No sábado, artistas, esportistas e políticos também publicaram protesto e pediram ‘resposta madura’ da oposição

Cerca de 600 juristas compraram o espaço de uma página inteira dos jornais Folha de S. Paulo e Estadão para divulgar, neste domingo (31), um manifesto contra o presidente Jair Bolsonaro e seus ataques às instituições democráticas, em especial o STF, o Congresso Nacional e a imprensa.

No texto, intitulado “Basta!”, os juristas afirmam que “o Brasil, suas instituições, seu povo não podem continuar a ser agredidos por alguém que, ungido democraticamente ao cargo de presidente da República, exerce o nobre mandato que lhe foi conferido para arruinar com os alicerces de nosso sistema democrático, atentando, a um só tempo, contra os Poderes Legislativo e Judiciário, contra o Estado de Direito, contra a saúde dos brasileiros, agindo despudoradamente, à luz do dia, incapaz de demonstrar qualquer espírito cívico ou de compaixão para com o sofrimento de tantos”.

Entre as mais de 600 assinaturas, o documento tem o nome de juristas como Felipe Santa Cruz, Antonio Claudio Mariz de Oliveira, Dalmo Dallari, Celso Lafer, Pedro Estevam Serrano, Mario Sergio Duarte Garcia, Sebastião Tojal e Claudio Lembo e Jose Gregori, entre outros.

Os assinantes afirmam que o país “é jogado ao precipício de uma crise política quando já imerso no abismo de uma pandemia que encontra no Brasil seu ambiente mais favorável, mercê de uma ação genocida do presidente da República”.

“Todos nós temos a firme convicção de que o Direito só tem sentido quando for promotor da justiça. Todos nós acreditamos que é preciso dar um BASTA a esta noite de terror com que se está pretendendo cobrir este país”, diz ainda o manifesto, que é finalizado com a seguinte frase: “Sejamos intolerantes com os intolerantes!”.

A íntegra do texto e a lista de assinantes de “Basta!” podem ser conferidas aqui.

Todos querem “Basta”

Neste sábado (30), outro manifesto, Estamos Todos Juntos, assinado por personalidades das áreas de cultura, esporte, medicina, educação, política e do mundo corporativo, foi publicado em jornais de grande circulação nacional. O documento defende uma “administração pública reverente à Constituição”.

“Somos a maioria e exigimos que nossos representantes e lideranças políticas exerçam com afinco e dignidade seu papel diante da devastadora crise sanitária, política e econômica que atravessa o país”, diz o texto.

Os assinantes deste manifesto pedem união de partidos para um projeto comum de país, deixando de lado projetos que priorizem resultados imediatos, como as eleições deste ano, para formar uma frente ampla para responder “de forma madura” aos “crimes e desmandos de qualquer governo”.

Assinam o texto, entre outros, as atrizes Fernanda Montenegro, Malu Mader e Marieta Severo; os atores Antonio Fagundes, Gregorio Duvivier, Wagner Moura e Marco Nanini; os cantores Lobão, João Bosco, Chico César, Zélia Duncan e Tony Belloto; os apresentadores Luciano Huck, Serginho Groissman e Marcelo Tas; escritores José Miguel Wisnick, Paulo Coelho e Maria Adelaide Amaral; o médico Drauzio Varella; o filósofo Renato Janine Ribeiro; os ex-jogadores de futebol Raí e Walter Casagrande; os deputados Tabata Amaral, Jean Willys, Luiz Erundina e Marcelo Freixo; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira.

FONTE: REDE BRASIL ATUAL
FOTO: Isac Nóbrega/PR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here