Governo libera 2ª parcela de auxílio nesta segunda, mas segura saques em dinheiro

63

O início dos saques em dinheiro dos trabalhadores que se inscreveram no Cadastro Único (CadÚnico) e tiveram contas digitais sociais abertas pela Caixa começa no sábado, 30. Confira calendário

Depois de mais de duas semanas de atraso, o governo começa a pagar, nesta segunda-feira (18), a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600, aprovado pelo Congresso Nacional para ajudar trabalhadores e trabalhadoras informais, autônomos e microempreendedores individuais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Mas, o governo de Jair Bolsonaro empurrou para sábado, dia 30 de maio, o início dos saques em dinheiro dos trabalhadores que se inscreveram no Cadastro Único (CadÚnico) tiveram contas digitais sociais abertas pela Caixa. Os primeiros a ter direito ao saque, daqui a uma semana, serão os nascidos em janeiro. No dia 1º de junho, os saques serão permitidos para quem nasceu em fevereiro. A ordem de nascimento seque até 13 de junho para os nascidos em dezembro. É claro que no dia 7 de junho (domingo) não há saques.

O governo garante, no entanto, que o dinheiro começa a ser depositado nas contas digitais a partir desta quarta-feira (20) e os trabalhadores poderão pagar contas e boletos e fazer compras por meio do cartão de débito virtual.

Calendário começa com pagamento de quem está no Bolsa Família

Os primeiros a receber a segunda parcela do auxilio emergencial, com direito de fazer saque, se quiser, serão os beneficiários do Programa Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Nesta terça-feira (19) será a vez dos beneficiários com NIS final 2. O crédito segue nessa ordem, de um NIS por dia, menos no fim de semana, até o número zero, que será pago no dia 29 deste mês. São 1,9 milhão de pessoas recebendo o auxílio diariamente e podendo sacar o benefício pelo cartão do Bolsa Família, segundo o Ministério da Cidadania.

Contas digitais sociais

A partir da próxima quarta-feira (20), começa o crédito nas contas sociais digitais da Caixa para as pessoas que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro e que não estão no grupo do Bolsa Família. No dia seguinte, o pagamento será para quem nasceu em março e abril, e assim por diante, saltando o domingo (24). Os trabalhadores e trabalhadoras deste grupo só poderão começar a sacar daqui a uma semana.

A desculpa para adiar os saques de quem tem conta digital, segundo portaria publicada pelo Ministério da Cidadania no Diário Oficial da União, é evitar filas nas agências bancárias. Mas, na semana passada reportagem da Folha de S Paulo mostrou que poderia faltar cédulas para as operações. Para tentar suprir a demanda, o Banco Central pediu a antecipação da produção de R$ 9 bilhões em cédulas e moedas até o fim de maio.

Veja o calendário para depósito em conta digital social:

Calendário de pagamento para depósitos em conta digital de acordo com a data de nascimento
Data de pagamentoRecebem os que nasceram nos meses
20 de maiojaneiro e fevereiro
21 de maiomarço e abril
22 de maiomaio e junho
23 de maiojulho e agosto
25 de maiosetembro e outubro
26 de maionovembro e dezembro
Calendário de pagamento a beneficiários do Bolsa-Família
NISData de pagamento
final 118 de maio
final 219 de maio
final 320 de maio
final 421 de maio
final 522 de maio
final 625 de maio
final 726 de maio
final 827 de maio
final 928 de maio
final 029 de maio
Calendário de pagamento para saques em dinheiro de acordo com a data de nascimento
Data de pagamentoRecebem os que nasceram em
30 de maioJaneiro
1° de junhoFevereiro
2 de junhoMarço
3 de junhoAbril
4 de junhoMaio
5 de junhoJunho
6 de junhoJulho
8 de junhoAgosto
9 de junhoSetembro
10 de junhoOutubro
12 de junhoNovembro
13 de junhoDezembro

FONTE: CUT
FOTO: REPRODUÇÃO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here