IBGE inicia pesquisa para divulgar perfil da população ao lidar com coronavírus

60

Entrevistas começaram a ser feitas hoje, e objetivo é divulgar os primeiros resultados ainda neste mês

O IBGE iniciou nesta segunda-feira (4) coleta de dados para a chamada Pnad Covid, versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, que é tradicionalmente feita em relação ao mercado de trabalho, entre outros temas. De acordo com o instituto, serão 2 mil agentes telefonando para 193,6 mil domicílios em 3.364 municípios de todo o país. A expectativa é começar a divulgar os resultados ainda neste mês.

amostra da pesquisa, feita em parceria com o Ministério da Saúde, considera a base de 211 domicílios da Pnad Contínua no primeiro trimestre. O instituto selecionou aqueles que tinham número cadastrado. As entrevistas duram em torno de 10 minutos. Quem receber o telefone dos agentes pode confirmar a identidade no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181, informando os dados do entrevistador.

“Nosso cronograma de coleta vai depender da extensão da pandemia, mas planejamos divulgar os resultados semanalmente, às sextas-feiras”, diz a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lucia Vieira. Segundo ele, a divulgação para Brasil e regiões será semanal, enquanto as informações por unidade da federação deverão ser mensais.

Sintomas e trabalho

“A pesquisa vai revelar a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas de Covid-19, como febre, tosse, dificuldade de respirar, falta de paladar e olfato, fadiga, náusea e coriza”, informa o IBGE. “Identificaremos a parcela da população que procurou atendimento e em quais tipos de estabelecimentos de saúde, dentre outras informações. Para os que não buscaram atendimento, vamos descobrir como trataram os sintomas”, acrescenta Maria Lucia.

A pesquisa pretende mostrar que, em caso de internação, se o paciente foi sedado, entubado ou colocado em respiração artificial com ventilador. Quando não houver deslocamento até um posto de saúde, o entrevistado deverá responder se recebeu a visita de algum profissional ou se tomou remédio sem orientação.

A Pnad também pretende apurar mudanças no mercado de trabalho em razão da pandemia. A entrevista terá questões sobre home office, busca de trabalho e rendimentos.

FONTE: REDE BRASIL ATUAL
FOTO: Marcelo Lima/IBGE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here