Sasec cobra medidas de segurança e proteção aos servidores/as s do IJF

55

Na madrugada do último domingo, um homem ferido adentrou a emergência do IJF, portando um gargalo de garrafa como arma, desencadeando uma perseguição por outros indivíduos também armados. Esta ação representou um sério perigo tanto para os/as profissionais de saúde quanto para os/as pacientes presentes. Diante disso, questionamos: o que mais é necessário acontecer para que a Prefeitura tome medidas urgentes?

É relevante mencionar que, recentemente, o Sasec havia conduzido uma reunião para ouvir os/as Assistentes Sociais acerca da insegurança no IJF em 14 de novembro do ano passado, além de enviar dois ofícios para a superintendência do IJF (n. 252/2023 de 07 de fevereiro de 2023 e n. 252/2023 de 16 de novembro de 2016, requerendo, inclusive com o fim de apurar eventual negligência na adoção de medidas básicas de segurança:
a) da obrigatoriedade na utilização de detector de metais por seguranças capacitados, devidamente comprovada por documentos
internos expedidos pelo IJF; b) dos critérios utilizados pelo setor de triagem na identificação e direcionamento de visitas e pacientes ao Serviço Social; c) de eventuais processos de contratação de segurança capacitada para compor guarda nas entradas do hospital.

Segundo informações repassadas, a superintendência do IJF estaria adotando medidas para lidar com essa questão. Há previsão de contratação de segurança privada, requerida junto ao COGEFOR, além do acionamento da Guarda Municipal e o reforço do monitoramento por câmeras de segurança e do CIOPS. Porém, até a presente data, nada de concreto foi feito!

Diante dessa problemática, o Sasec agendou reunião para dialogar com o Superintendente do IJF, Dr. Daniel Holanda, para esta sexta -feira, 12/01, e reitera a disposição de colaborar com a categoria para mediar e cobrar resolução urgente para tal situação, pois os profissionais já chegaram no limite e não podem pagar com suas vidas até que medidas de segurança sejam adotadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here